Prevenção: a chave para ter mais segurança

As estatísticas mostram que essas ocorrências aumentaram em vários estados do país nos últimos anos. É só andar pelas ruas para perceber que as casas e os prédios estão cada vez mais cheios de grades, câmeras de vigilância, alarmes, seguranças… Tudo isso pra tentar garantir um pouco de tranquilidade aos moradores. Mesmo assim, nem todo esse aparato é suficiente para conter os bandidos, que estão cada vez mais ousados.

A Secretaria de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro afirma que o número de roubos, incluindo os assaltos a residências na capital, aumentou mais de 40%, em uma comparação feita entre os meses de janeiro do ano passado e deste ano. Tem famílias que já foram assaltadas tantas vezes que é até difícil fazer as contas!

Confira algumas dicas para cuidar da sua segurança:

Nunca fique conversando com o portão aberto. Em vez de ficar de conversa do lado de fora com tudo aberto – já é uma situação de perigo -, entre, tranque o portão e depois comece a conversa em um local seguro.

Portão automático. A primeira coisa é não ter que chegar e descer do carro para abrir o portão. Então, instale um portão automático para diminuir o seu teu tempo de exposição na rua.

Sistema de segurança. Invista em um sistema de segurança com os vizinhos. Se muitas casas da região foram assaltadas, junte as moradores e faça um pacote. O ideal é que todas as casas instalem câmeras, assim os equipamentos sairão mais baratos. Você pode enxergar imagens de duas casas, de outras duas casas e vice-versa.

Botão do Pânico. Você pode optar por ter um Botão do Pânico. O mesmo controle que abre o seu portão pode conter um Botão de Pânico, que avisa às residências se algo estiver acontecendo. Alguém vai estar te monitorando. Então, essa outra residência liga pra polícia, avisa alguém.

Divisa com terreno baldio. Se sua casa faz divisa com um terreno baldio, instale uma cerca elétrica ou alarme para assustar os bandidos. Coloque algo que dificulte a vida do criminoso.

Iluminação. Mantenha a parte externa da casa bem iluminada até mesmo com holofotes.

Cuidado ao chegar em casa. Tome muito cuidado com algumas atitudes. Não entre em casa se desconfiou de alguma coisa. Dê a volta e ligue para alguém de casa para saber se está tudo em ordem.

Nunca reaja. Se for assaltado, tenha em mente que o seu objetivo agora é que toda a ação seja feita o mais rápido possível para o bandido ir embora e você voltar a não ter risco. Então, não reaja de jeito nenhum.

Conte com a CL Construtora e deixe seu imóvel ainda mais seguro!

Fazemos mais do que cobrar por m².

Deixe uma resposta